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Comunicação Integrada nas Empresas


Não existe hora certa para começar a se trabalhar a comunicação integrada nas empresas. O fundamental é reconhecer as falhas de comunicação junto aos diferentes públicos que envolvem uma organização. São eles: colaboradores, fornecedores, instituições públicas, parceiros comerciais, comunidade, clientes. A insatisfação de qualquer um desses públicos pode gerar um desconforto enorme e as crises devem ser evitadas para que não se tornem crônicas.


O processo de comunicação integrada se inicia com o planejamento estratégico da empresa, quando a alta direção define a missão, visão, valores, core business. Neste momento, a equipe de marketing juntamente com o Recursos Humanos elaborará canais para propagar a toda empresa sua declaração estratégica. Algumas escolhem fazê-lo através de quadros, banners, jornal interno, eventos, mascote, intranet. O modo não é importante, desde que os canais sejam adequados ao nível intelectual dos colaboradores, assim como é fundamental, que a comunicação seja constante e não apenas propagada uma única vez. Até porquê existe rotatividade, mudanças de estratégias, adequações às novas necessidades de mercado. É um erro achar que uma vez comunicado todos entenderão para sempre o que se passa na cabeça da alta direção.


Paralela à comunicação interna, existe um trabalho para desenvolver a comunicação externa. Neste momento há de se ter em mente que existe diferença entre prospectar e manter clientes. Assim como, nem tudo é interessante que a comunidade saiba. E que a comunicação que se faz com fornecedores nem sempre é indicada para as instituições públicas. O desafio é saber o que dizer, a quem dizer, porque dizer, com qual objetivo e o que se espera alcançar. Na onda das redes sociais e dos sites, as pessoas querem fazer destes canais um diário pessoal. Não questionam a qualidade da informação. Querem divulgar. Mas, a que preço?


O ideal é construir relacionamentos. Entender que cada relacionamento tem uma necessidade, um momento, um conflito. E que cada caso é um caso. A equipe de marketing precisa se antecipar aos fatos para não gerar polêmicas. Ou outra coisa bastante comum é levar tanto tempo para dar uma resposta, que quando o faz a situação perdeu sentido, o relacionamento ficou ruim ou o negócio deixou de acontecer. Tudo tem um tempo certo. A complexidade para se desenvolver a comunicação integrada faz com que muitos desistam antes mesmo de começar ou fazem de qualquer jeito.


Comunicação é coisa séria. Exige bons profissionais, planejamento e ações contínuas. Se na sua empresa há conflitos, esteja certo de que a comunicação não está sendo eficiente, ou simplesmente, não existe. Nesta situação, o melhor é começar já a desenvolver e implantar a comunicação integrada.