top of page

Quantas horas você deveria dormir para ter um dia mais produtivo?


Você está dormindo o número ideal de horas por noite?

Dormir muito ou dormir pouco, o que é melhor? Há momentos na carreira e na vida em que, por necessidade ou problemas, a escolha pende para um lado ou para o outro do travesseiro. O fato é que, em termos de "tempo ideal" de sono, uma pessoa adulta necesita de 7 a 9 horas de sono diários para manter seu equilíbrio e, mais ainda, a produtividade em alta.

O dado é da instituição americana National Sleep Foundation, que há alguns anos realizou um estudo para oferece uma orientação sobre o número "certo" de horas necessárias por noite. A pesquisa foi coordenada pelo professor de Harvard, Charles Czeisler, que reuniu um time para analisar centenas de estudos sobre o sono.

As pesquisas já apontavam que a falta de sono causa ganho de peso, depressão e déficit de atenção. Além disso, algumas mostravam que muito sono também seria prejudicial em termos de produtividade. O resultado foi uma tabela completa, que pega desde recém-nascidos até idosos.

Confira a seguir a tabela com o que os pesquisadores consideram a quantidade ideal de sono, dependendo da sua idade.

* Recém-nascidos de até 3 meses: 14 a 17 horas * Bebês de 4 a 11 meses: 12 a 15 horas * Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas * Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas * Crianças de 6 a 13 anos: 9 a 11 horas * Adolescentes de 14 a 17 anos: 8 a 10 horas * Adultos de 18 a 25 anos: 7 a 9 horas * Adultos: 26 a 64 anos: 7 a 9 horas * Idosos: a partir de 65 anos: 7 a 8 horas

Segundo o National Sleep Foundation, a falta de sono pode trazer riscos inclusive no curto prazo, por isso é tão importante dormir as horas indicadas. Além disso, para garantir uma boa noite de sono, é importante evitar o consumo de cafeína e álcool horas antes de dormir. Deixar o telefone perto da cama também é contra-indicado. Como dica, os pesquisadores acrescentam que fazer atividades físicas durante o dia pode trazer um sono melhor.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page